Noivas

sábado, 25 de setembro de 2010

Cerimônia Judaica

Ao longo da preparação para seu casamento espera-se que o chatan (noivo em Hebraico) e a kallah (noiva) não se pensem somente nos aspectos materiais e cronológicos da vida em casal.
Para eles, o casamento iniciará uma vida nova para os dois não só com obrigações matrimoniais, mas também deverão se preocupar com seu um futuro religioso e suas obrigações, espirituais e morais para com o seu povo.

O casamento judeu tem três etapas que ocorrem na seguinte ordem:
1) Ketubah, quando o noivo assina o contrato de casamento, assistido por mais duas testemunhas antes da chegada da noiva;
2) Huppah, representa a casa dos noivos, no formato de uma tenda, os noivos são levados para ela acompanhado de seus pais e é lá que acontece o terceiro ritual.
3) Chassns's tisch, em uma mesa especial onde se serve bebidas e comidas depois das bênçãos matrimoniais do rabino. Na presença de dez testemunhas masculinas, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe uma taça de vinho.

Assistidos por dez testemunhas masculinas, o vinho e o anel são abençoados e o casal bebe a primeira taça de vinho.
Depois disso, finalmente os anéis são trocados e antes de darem inicio a festa cumprem outros rituais como as Sete Bênçãos e a quebra do copo, entre outros.

Cerimônia Budista

Os convidados para um casamento budista são recebidos e saudados com vários cânticos, tal como o noivo enquanto espera pela noiva.
Resumo: 
Quando ela chega, é recebida por um leitor que a leva até ao noivo. Os noivos ajoelham-se diante de um móvel que contém o pergaminho sagrado.
Depois o casal bebe de três taças com tamanhos diferentes, o que simboliza a forma como as suas vidas crescerão dentro do casamento.
Poderá haver uma troca de alianças, seguindo-se um sermão do leitor. A cerimônia termina com aplausos e congratulações aos noivos.

Cerimônia com detalhes:
Para os budistas o ritual o casamento não é considerado um dever religioso é uma opção pessoal.
Depois das formalidades do registro civil, os noivos recebem uma bênção dos monges no templo local.

Embora os monges budistas não oficializem a cerimónia legalmente, eles fazem um serviço religioso, para abençoar os noivos. Do ponto de vista budista, o casamento nem é sagrado nem não-sagrado.

O ritual do casamento
O ato de casar normalmente é feito escolhendo-se a noiva secretamente, isso poderá ser feito pelos pais ou pelo próprio noivo. Quando um rapaz encontra a moça ideal, envia um amigo da família à casa da moça, o amigo usualmente leva uma garrafa de vinho e um lenço de seda branco, seu papel é ver se a família da noiva se mostra receptiva à proposta de casamento. Quando a família da moça concorda, as duas famílias devem reunir-se, nesta reunião os membros das duas famílias marcam uma reunião para que o noivado aconteça. A tradição impõe que o rapaz ofereça um presente à moça, alguma coisa de valor elevado e dentro das possibilidades da familia do noivo.

Trajes
A família decide a cor dos trajes da noiva e do noivo, nunca escolhendo a cor preta.Cores quentes como o vermelho ou o dourado são as cores preferidas para esta ocasião.
A noiva budista usa um vestido bordado chamado, o tradicional bhaku. O vestido lembra um sarong comprido. A noiva usa o vestido com uma blusa sem mangas, complementado com um casaco especial, um lenço e alguma bijutaria feita de pedras preciosas e semipreciosas, como as pérolas. A noiva usa também sapatos especiais feitos para o casamento.
O noivo budista também usa um bhaku, só que com mangas. O bhaku tem um comprimento até aos tornozelos, o traje bordado é usado com um colete chamado lajha. O noivo usa também uma capa bordada e uma faixa à volta da cintura.

Antes do casamento
A cerimónia chamada Nangchang, é a cerimónia onde o compromisso formal acontece, é presidida por um lama ou um rimpoche. Os tios maternais dos dois lados desempenham um papel importante nas negociações do casamento, do lado do noivo a mãe e os semelhantes representam os papéis importantes, no caso da noiva, toda a família e amigos participam na ocasião. Os convidados trazem a típica bebida Tsang e vários tipos de carnes para a casa da noiva, eles oferecem arroz e galinha especialmente à mãe da noiva, isto significa um reconhecimento pelo fato da mãe ter amamentado a filha. depois as famílias se reunirão de novo para marcarem a data do casamento, e o dia da partida da noiva de casa de sua mãe é decidido.

Ritual do casamento budista
Em frente a um altar do deus Buda, todo decorado com flores e velas, os noivos, as famílias e os convidados se  juntam.
O noivo, a noiva e os convidados recitarão o Tisarana, Pancasila e o Vandana quer em Pali, ou em outra língua.
Solicita-se aos noivos que acendam as velas e os incensos. Continuamente os noivos oferecem flores à imagem de Buddha.

Depois disto, o noivo e a noiva deverão recitar à vez, os votos que são prescritos para cada um deles.

Votos do noivo: "Em frente à minha mulher que acolho, aceito ama-la e respeitá-la, ser amável, ser fiel, delegar as tarefas domésticas e providenciar presentes para a satisfazer”.
Votos da noiva: “Em frente ao meu marido que acolho, aceito realizar as tarefas domésticas eficazmente, ser hospitaleira paracom os seus parentes e amigos, ser fiel, proteger os nossos ganhos, efectuar as minhas responsabilidades com amor e conscienciosamente”.
No fim da cerimónia, só os pais ou os semelhantes citarão o Mangala Sutta e o Jayamangala Gatha oferecendo a sua bênção aos noivos.

Celebração do casamento
Musica e dança fazem sempre parte de um casamento, num casamento budista não é diferente, as danças tradicionais são celebradas. As mulheres têm as suas próprias danças e os homens dançam versões muito mais monásticas.

Menu
O banquete de casamento inclui pratos de carne de vaca e de porco, arroz também é habitual, os budistas utilizam a cozinha oriental, em geral seus pratos são geralmente assados ou cozidos.
Os banquetes budistas têm entradas e doces típicos do norte da Índia e pratos budistas como a sopa Nettle feita de orquídeas e queijo.

Cerimônia Ortodoxa


A Igreja Ortodoxa vem de uma dissidência dos Católicos Apostólicos Romanos e é dominante nos países da Europa oriental, especialmente entre gregos, árabes, russos e eslavos.

Suas liturgias são próximas às do catolicismo, mas o rito bizantino e sua teatralidade superam tudo.
Dependendo de quem celebrar, a cerimônia pode ser em português ou na língua da descendência dos cônjuges.
O ritual, bem rígido, não permite alteração nas suas etapas, dai o termo ortodoxo, que significa "conforme a doutrina definida".
A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja Católica.


O ritual do casamento muçulmano desenrola-se numa mesquita e é presidido por um imame (sacerdote).
A cerimônia começa com a leitura de um trecho do Corão.
O imame profere um sermão. Seguem-se as orações e uma distribuição de frutos secos, que simbolizam prosperidade e fertilidade.
Durante a cerimônia, as mulheres ficam num dos lados da mesquita; os homens, no outro.

Terminada a cerimônia, é servido o copo-d'água - por norma, na casa dos pais da noiva.
O casamento muçulmano é um contrato e não um sacramento.




Cerimônia Japonesa

Cerca de 50% dos casamentos que ocorrem no Japão ainda são frutos de acertos entre as famílias dos noivos.
A cerimônia é riquíssima e se transformou em um evento extremamente organizado e profissional.
Entre os japoneses, casar os filhos como manda o figurino significa cumprir o papel e dever de pai e provedor do lar.
Pode custar entre US$ 50 mil a US$ 500 mil. As famílias levam tão a sério que muitas costumam economizar a vida inteira para realizar a cerimônia.
A consagração não necessariamente se prende a uma única religião apesar de predominarem o budismo, xintoísmo, catolicismo e ritos filosóficos.
As vestes também devem seguir toda a pompa: terno preto com camisa e gravata brancas, para eles, e as mulheres devem usar quimonos ou vestido de gala.
Existe um costume de levar os presentes embrulhados em um lenço chamado hikidemono. Ou, então, para os mais próximos ao casal, entregar um envelope (noshibukuro) recheado com uma quantia em dinheiro.
Uma curiosidade sobre o ritual: A noiva chega a trocar de vestido quatro vezes e isto acaba se refletindo na quantidade de fotografias que são tiradas ao longo da cerimônia.
Os álbuns japoneses chegam a ser até quatro vezes maiores do que os álbuns brasileiros, na verdade, são os maiores álbuns do planeta, com o triplo de fotos da média dos outros países.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cerimônia Protestante

Os protestantes normalmente prezam pela discrição.

As cerimônias são despojadas de pompa, ainda que repletas de música, pois geralmente essas igrejas possuem corais próprios e gostam muito hinos de gratidão a Deus.
Durante a celebração do casamento, entre os hinos do coral, o pastor lê trechos da Bíblia que falam sobre casamento e das bênçãos divinas aos lares que usam como base o conhecimento de versículos e sabedoria bíblicos.
Alguns casais preferem a cerimônia realizada no gabinete pastoral, evitando assim o ambiente de igreja, mas atualmente isso é pouco usado, neste caso, a noiva geralmente se veste com simplicidade.
Mas quando a cerimõnia é feita na igreja, o ritual ganha mais vida, colorido e uma maior participação dos convidados.
Algumas cerimônias mantém os ritos tradicionais de casamento, onde são declarados votos de amor eterno e fidelidade pelos noivos.
Em alguns matrimônios protestantes, prevê-se apenas uma madrinha e um padrinho de honra, que têm funções específicas. A ela cabe segurar o buquê da noiva e a ele, passar as alianças na hora da benção. As famílias dos noivos não ficam no altar na hora da benção, devendo sentar nos primeiros bancos, lado a lado, logo atrás da noiva e do noivo. O pai da noiva, depois de entregar a filha no altar, se junta a eles.
Atualmente os casamentos protestantes tem se adaptado as novidades e já mantém a presença de padrinhos e pais dos noivos no altar.
Em alguns casamentos, os pais dos noivos são convidados para impor as mãos sobre o casal, enquanto o pastor empetra uma oração de bênção ao novo lar que se inicia.
Em alguns casos a noiva protestante surpreende o noivo ao cantar para ele uma linda música cristã, que fale de seu amor para seu companheiro, pedindo a presença de Deus abençoando, seu amor!
Pode haver a participação dos pais do noivos que também podem orar pelos filhos.
Enfim é uma cerimônia cheia de amor e pedido de bênçãos a Deus pelo casal que se une.


Casamento Evangélico na Igreja Universal do Reino de Deus


Uma matéria dedicada aos fiéis da Igreja Universal do reino de Deus
O cerimonial religioso acontece após o casamento civil. É sempre realizado na Igreja pelo Pastor responsável.


De acordo com critérios  pré-estabelecidos, o casal passa por um curso, uma preparação para o matrimônio.
Os  casais geralmente pertencem a mesma fé cristã, mas é possível a realização com pessoas de outra religião,  desde que ,  fiquem conscientizados dos princípios evangélicos e que, essa união não traga problemas futuramente, devido a  diferença de crenças.

Quanto ao protocolo da cerimônia, segue o mesmo de outras religiões:
-  entrada dos padrinhos;
-  entrada do noivo;
-  entrada da noiva;
-  entrada das daminhas de alianças ou flores.

Quanto ao repertório musical, fica a critério do casal, podendo ser gospel ou então orquestras, com prévia consulta.
O momento mais importante é a unção das alianças, nesse momento, é proferido um texto bíblico direcionado,  seguido do comentário feito pelo pastor.
Os noivos então assinam um livro ata , um documento da Igreja, que é indispensável em toda cerimônia de casamento, juntamente com os padrinhos.
Com relação aos descasados, a  Igreja Universal do Reino de Deus autoriza novas uniões, somente aos casais  legalmente divorciados ou viúvos.

Casamento Evangélico na Igreja Congregação Cristã no Brasil

Algumas particularidades da união de casais desta comunidade.


O Compromisso de Casamento
Os noivos da Congregação não se casam no Templo, geralmente, o cooperador faz uma oração ao casal uma semana antes do casamento, podendo ser na residência dos pais dos noivos, ou ainda na futura residência do casal (se já possuírem, claro!)

Nesse dia o cooperador faz uma apresentação do casal que poderão ter convidados,  ou então somente os familiares e amigos mais íntimos. É oferecida uma recepção a todos, jantar ou mesmo um coquetel.
O Cerimonial

Não há celebração religiosa. Os noivos casam-se apenas no civil e seguem todo protocolo de um casamento religioso tradicional:

- Entrada dos padrinhos,
- Entrada do noivo;
- Entrada da noiva;
- Entrada de daminhas, pajens (alianças e flores)
- Músicas e hinos escolhidos  pelo casal e permitidas para a ocasião.
A Festa
Depois da cerimônia civil, os convidados são recepcionados com uma grande festa.

Os  casais com menos possibilidades financeiras recebem ajuda da Igreja que através dos membros organizam e se responsabilizam desde os trajes que os noivos irão usar até a recepção.

Quando o casal ou familiares tem um melhor poder aquisitivo, são contratadas empresas que se encarregam de toda organização.

Como a maioria das Igrejas Evangélicas,  a união somente poderá ocorrer com casais da mesma fé, ou seja, evangélicos.
Segundo Casamento: Quanto ao divórcio, são aceitos novos casamentos desde que fique comprovado que um dos dois praticou o adultério e assim possibilitam uma nova união, seguindo critérios pré-estabelecidos.

Casamento Evangélico na Igreja Assembléia de Deus



O Namoro
Primeiramente o namoro, período importante de conhecimento, são aconselhados a não mudarem muito de namorado(a), a promiscuidade não é bem vista.

O Noivado
O casal que se ama verdadeiramente avança para um compromisso mais sério, o noivado, que é quase tão importante quanto o próprio casamento que é indissolúvel.

Por esse motivo os noivos são preparados e orientados sobre os princípios do Ministério e passam por um estudo bíblico, onde aprendem as noções de comportamento e de como deve ser o noivado, de acordo com os critérios da Igreja.

O casal evangélico se compromete a seguir todos esses preceitos de ensinamento da sabedoria bíblica, para continuarem fazendo parte da comunidade, e não perder a sua liberdade dentro da Igreja.

O noivado é anunciado a todos os membros e poderá ser realizado na própria igreja ou na casa dos pais da noiva.

O Casamento

A igreja  se organiza para orar pela vida  espiritual do novo casal.

O pastor antes do casamento conversa com os noivos, orientando sobre a vida em família, sobre o casamento e até sobre sexualidade, esclarecendo prováveis e eventuais dúvidas do casal.

Quanto aos convidados:


O casamento é anunciado a todos, fica a critério do casal e também da sua possibilidade financeira, o número de pessoas que irão convidar.

Não é obrigatório que convidem todos que pertencem à sua comunidade.

Quanto ao cerimonial:


-  Entrada dos padrinhos;
-  Entrada do noivo;
-  Entrada da noiva;
-  Daminhas ou pajens (para as alianças e flores)
-  Os hinos ou músicas utilizados no cerimonial, deverão ser previamente selecionados e autorizados pelo Ministério.

No início da celebração, o Pastor faz a leitura de uma passagem bíblica que seja relacionada com o casamento e posteriormente faz uma pregação sobre o que diz a Bíblia nesse momento.

Quando os noivos recebem as alianças faz-se uma oração pedindo bênçãos ao casal.

Depois de todo cerimonial o Pastor e os convidados presentes, oram pelo mais recente casal, que agora começa uma nova vida!

A Festa


Após a celebração os noivos oferecem uma recepção aos convidados que brindam e comemoram alegremente esse importante dia.

Muito oportuno salientar que a Religião Assembléia de Deus, não permite casamentos entre seus membros e pessoas que não sejam cristãs evangélicas e também não oficializam união de pessoas desquitadas ou divorciadas. Somente poderão se unir novamente viúvos.

Respeitam a palavra que diz:  “O que Deus uniu o homem não separa”!

Casamento Evangélico Adventista do Sétimo Dia

O casamento tem sua base na criação do mundo, foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, um compromisso!

O casal de noivos adventistas passa por um curso preparatório, e recebem assim orientações e aconselhamentos, ficando aptos a se casarem.
Os cursos preparatórios  acontecem duas vezes ao ano e são agendados previamente para que os casais, possam programar a data do casamento. Nesse dia os casais terão momentos onde receberão juntos a orientação, e também momentos onde as noivas receberão orientações das conselheiras e os noivos, separadamente, dos conselheiros. São abordados assuntos como:  a união, convivência, respeito, sexualidade, enfim, tudo que o casal necessita de informações pré-conjugais.
O cerimonial religioso só acontece após o casamento civil , ou simultaneamente.
A Igreja Adventista não considera o casamento como um sacramento, mas uma união voltada a Deus.
Quanto ao protocolo da cerimônia, é o mesmo aplicado na maioria dos casamentos. A entrada dos padrinhos, do noivo, da noiva e posteriormente das daminhas.
O ponto principal são os votos, troca de alianças e a bêncão sacerdotal, que poderão ter fundo musical gospel.
Há possibilidades de músicas orquestradas, desde que feita uma consulta prévia com o pastor.
A cerimônia religiosa acontece apenas com casais do mesmo julgo (fé).
A separação entre casais é aceita apenas em caso de morte e adultério, podendo divorciados se casarem novamente, desde que estejam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Igreja.
Casais de outras religiões, (que pertencem a mesma fé cristã), poderão realizar a cerimônia na Igreja Adventista, desde que façam a preparação ou seja, o curso de noivos.

Casamento Evangélico da Igreja Batista


  

O Casamento 

A cerimônia de casamento da Igreja Batista segue os preceitos da Bíblia que constam no livro dos atos dos Apóstolos.

Normalmente os pastores não celebram casamentos mistos, ou seja, entre casais que não comungam da mesma fé e ordem.


A Preparação


Antes do casamento, o pastor faz um acompanhamento ao casal, para saber suas intenções e da maturidade com que iniciarão a vida matrimonial.

São feitas reuniões de acompanhamento e aconselhamento, sendo que estas serão os subsídios para o pastor elaborar o sermão, ou pregação, no dia do casamento.
 


A Organização

Quanto ao procedimento e organização, o casamento da Igreja Batista, é semelhante aos da demais comunidades Cristãs, sejam elas, Católicas ou Evangélicas.

Os padrinhos entram, depois o noivo que é acompanhado  pela mãe, e finalmente a entrada da noiva, geralmente de branco,  que é levada pelo pai.

Todas as entradas são com músicas clássicas ou solenes, a noiva normalmente entra ao som da marcha nupcial, ou outra que escolher para a ocasião.

Não é permitido o uso de músicas populares como fundo, para a celebração, já que o foco é a apresentação e a bênção de Deus para os noivos.
 
A Celebração

Durante a celebração, o pastor procura sempre aconselhar os noivos, para que se lembrem desse dia, e que sirva de guia da boa convivência para o casal cristão.

O cerimonial de casamento na Igreja Batista é sempre acompanhado de muita música. Em muitas celebrações pode-se apreciar um momento ímpar, onde a noiva e ou o noivo, cantam um para o outro.

Há também possibilidades dos amigos do casal prepararem uma música especial e surpreendê-los, deixando a emoção e alegria contagiar ainda mais esse dia tão lindo e especial.
 
A troca de Alianças

Na troca de alianças, o momento é marcado pela confissão pública de compromisso, assumido pelo casal, perante Deus e os Homens, compromisso de amor, cuidado e fidelidade.

Nesse momento o pastor esclarece que a aliança é um círculo fechado, sem emendas, que representa um acordo do qual não deverá haver fim.

A Benção

Na benção final, a Igreja, através do pastor, oferece uma Bíblia com uma dedicatória ao recente casal.
Obs:Quanto ao casamento entre divorciados, é possível desde que passe por uma avaliação e acompanhamento, para saber as intenções e compromissos cristãos com Deus e a Igreja.

Casamento Coreano

O Brasil é um país de grande diversidade cultural.

São Paulo é a cidade onde a maioria dos orientais fixaram residência, tanto que muitos bairros retratam um pouco da história, costumes e gastronomia.

  

C&Cia não poderia deixar de apresentar no site, matérias direcionadas às noivas orientais, seus costumes e tradições.
Todo cerimonial do casamento é igual com tudo que o casal tem direito, trajes, padrinhos, recepção,  bolo da noiva, convidados, lua-de-mel, etc...

  

Os coreanos conservam  tradições, pequenos detalhes que os diferenciam das demais culturas.

O "phebek",  ocorre durante a recepção, no qual o casal cumprimenta a nova família da noiva, ou seja, a família do noivo.
Neste momento, os recém-casados usam o "hanbok", um traje típico da Coréia do Sul, feitos de seda pura  com mangas largas e compridas, cores fortes e bordados.


 

Um cenário decorado é montado especialmente para o "phebek".  De um lado, os pais do noivo; do outro, o jovem casal cumprimenta-os, inclinam-se  em sinal de reverência,  chamada jor, que deve ser direcionada primeiro aos  mais idosos, que são extremamente respeitados.
Os pais do noivo, deixam claramente ao novo casal a importância dos filhos, em particular do filho homem, que dará continuidade ao sobrenome da família e perpetuarão sua descendência.


 

A delicadeza e o respeito estão presentes neste ritual, que encanta a todos e emociona até quem não faz parte da família, além de manter os costumes da origem coreana.

Casamento Japonês

Como estão no Brasil há muito tempo, as cerimônias e festas de casamento não são tão tradicionais, a maioria segue a nossa tradição.


  

Existem porém,  duas cerimônias que são tradicionais: xintoísta e budista

Xintoísta


A cerimônia é realizada por um oficiante e duas auxiliares, chamadas de Miko.
Tudo se inicia com uma rica oferenda, símbolo de gratidão a Deus que são o arroz, saquê, verduras, legumes e frutas são depositadas em um  altar enfeitado com velas e flores.
Água e sal são utilizados como símbolos de purificação.
Terminado o ritual das oferendas,  oficiante dirige-se a Deus falando sobre a cerimônia de casamento, que, para o xintoísmo, não é apenas a união de duas pessoas, mas de duas famílias.
É nesse contexto que se segue a troca de taças pelos noivos.
São três taças de saquê, chamadas de miki.
A primeira representa o juramento perante Deus.
A segunda, a gratidão dos noivos aos pais.
A terceira, aos parentes.
Trocadas as taças, o oficiante conduz o juramento dos noivos.
Segue-se, então, a consagração de tamagushi, pequeno ramo de árvore com folhas verdes que representa o respeito e a união com Deus.
Cada um dos noivos recebe da miko seu tamagushi, que será consagrado numa bandeja chamada sambo.
Os padrinhos dos noivos também recebem os ramos, oferecidos com sinceros votos de que todos recebam a luz divina.
Após esse ritual de consagração, os noivos trocam alianças.
Como encerramento da cerimônia xintoísta, segue-se outra troca de taças, esta entre os noivos, seus pais e os padrinhos do casamento, simbolizando a união entre as famílias.

A cerimônia de casamento
Budista


Os budistas consideram o casamento como um sacramento. O ritual se realiza com muita pompa.
A igreja é decorada em tom dourado, e as roupas usadas são luxuosas e ricamente trabalhadas.
O templo é ornamentado com ikebanas ou flores de lótus artificiais.
No altar, em três níveis, a vela vermelha representa a alegria dos noivos e a queima de incenso a gratidão e a espiritualidade.
A cerimônia é oficializada por um monge principal e dois auxiliares, com uma prece em japonês ou a benção com aspersão de água sobre os noivos.
No zen-budismo é recitado o “tsatarana” (três reverências dirigidas ao Buda, à doutrina e à comunidade).
Confirmando os laços nupciais, os noivos recebem do monge rosários feitos de sementes de árvores.
A troca de alianças e o buquê da noiva  atualmente incorporados não fazem parte da tradição budista.
A vestimenta da noiva, embora tradicionalmente seja o quimono nupcial, hoje na maioria dos casos é o vestido branco.
À frente da noiva entra no templo um par de crianças (um menino e uma menina), cada um com flores de cores diferentes, sem espinhos, que após a cerimônia serão deixadas no altar como oferta a Buda.
Os cânticos são japoneses, acompanhados de instrumentos na sua maioria de percussão.

Trajes dos  noivos


                  
tradicional                                    branco                                             vermelho


Casamento Chinês

Para as famílias chinesas, manter as tradições faz parte do cerimonial do casamento.


Começando com as cores que compõe o traje dos noivos, vermelho (hong se), representando a alegria e sorte, e o dourado (jin se) representando a riqueza.


 
O ritual do dia se inicia com a visita do noivo à casa da noiva. Ele chega de fraque ou terno, em carro enfeitado com fitas nas cores vermelha e dourada, geralmente chega acompanhado por familiares e amigos.



 
Já a noiva serve em sua casa chá e sopa com bolinhos doces de arroz (tang yuan) aos convidados, que segundo a tradição chinesa simboliza vida tranqüila e harmoniosa.
Depois do chá, os noivos fazem um ritual de reverência aos antepassados e pedem a bênção dos pais pelo casamento.
Saindo da casa de seus pais, a noiva é conduzida até o carro cuidadosamente coberta por um guarda-sol (yang san), pois, segundo a tradição chinesa, a noiva não deve sair com a cabeça descoberta e  não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro.


Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.

A cerimônia
A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün.
É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo, em seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, exceto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.

A recepção

A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião.
O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima.
O cortar do bolo é o único evento da recepção.
Outro símbolo indispensável do tradicional casamento chinês é o envelope vermelho (hong bao), onde é colocado dinheiro, uma opção de presentear os noivos.

Outra curiosidade que envolve a noiva chinesa é que ela pode trocar de vestido por até três vezes.
O primeiro é o clássico branco.



Em seguida, ela veste um traje tradicional chamado qi pao, e, por fim, ela pode optar entre um vestido de festa ou encerrar a noite de branco.



Casamento Católico

Os Católicos sendo ou não praticantes podem se casar na Igreja de acordo com o ritual Católico.
Porém, o padre tem o poder de recusar a celebração de um casamento caso tenha razões para acreditar que os noivos não acreditem nos ideiais católicos.
A cerimônia católica é, atualmente, dominante no Brasil.
No catolicismo considera-se  o casamento um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus.


Embora seja previsto que ele se realize somente em igrejas, é possível obter permissão da Cúria para que o casamento ocorra em qualquer outro local de acordo com a escolha dos noivos.
A cerimônia pode incluir uma missa completa ou ser uma breve celebração. Ela geralmente é formal e tem diversos rituais, como, por exemplo, a ordem de entrada na igreja ou local onde será realizada a celebração.
Durante a cerimônia, o padre solicita bastante a participação do casal, criando vários momentos para fotos.
O ritual católico começa com um cortejo dirigindo-se lentamente para o altar, onde os participantes dividem-se em dois grupos: o da família da noiva e o do noivo.
A cerimônia católica têm, mesmo quando acompanhada de uma missa completa com comunhão ou não dos noivos e convidados, o seu ponto alto na colocação das alianças por cada noivo em seu par, momento que significa a troca de todas as promessas da vida nova em comum, na saúde e na riqueza ou em todos os momentos futuros do casal.
As alianças são trazidas em geral por uma daminha ou por um padrinho ou madrinha.


Realizado o casamento, o padre irá enviar um comunicado do casamento à Conservatória do Registo Civil, que fica junto à certidão de nascimento dos noivos. 

Casamento Indiano

Os casamentos na Índia costumam durar sete dias e são realmente um grande evento. Parece uma cerimônia cansativa para muitos, mas tem um valor imenso para os indianos.


Na Índia as noivas não se casam se branco como no Brasil. A personagem Maya veste uma roupa vermelha rica em detalhes dourados para o grande dia.
Apesar de ser tradicional, a roupa da noiva é ousada. As indianas já se enfeitam normalmente, imagina em um casamento! Na foto você confere os trajes em momentos diversos da cerimônia.


Aqui você confere o imponente tapete vermelho montado na saída da casa do pai do noivo. 


O início do Casamento
O ritual inicia-se com o noivo saindo de casa rumo ao local do casamento. Atrás dele, o vice-noivo (personagem Ravi, irmão do noivo). O vice-noivo e a vice-noiva na cultura indiana representam as sombras do noivo e da noiva, respectivamente, e também passam por um processo de preparação para o casamento. Os indianos acreditam que o vice-noivo dê sorte ao noivo, além de dar apoio a ele durante a cerimônia.


O Cortejo
O noivo segue seu caminho para a casa da noiva acompanhado por um belo cortejo. Homens e mulheres da família dele vão atrás, muito contentes, acenando para as pessoas que estão em volta.


As mulheres com roupas trabalhadíssimas e cheias de jóias. Confira os personagens Chanti, Surya e Indira


A troca de presentes e o sacerdote indiano
Como todo casamento que se preze, existem os presentes! Na Índia o costume é diferente do Brasil. Há uma troca de presentes entre as famílias do noivo e da noiva. No cortejo, os indianos carregam os mimos que os parentes do noivo darão para a família de Maya.
O sacerdote indiano tem uma grande importância na cerimônia do casamento.


Os Rituais
O casamento é cheio de rituais e esse dos noivos segurando um coco é um deles.
Outro é a lavagem dos pés do noivo pelo pai da noiva para que ele fique tão puro quanto a noiva. 

  

Também existe o ritual dos laços do matrimônio. Na cena que foi ao ar na novela, o sacerdote une os noivos dando um nó no tecido: “Estarão entrelaçados para sempre”, sentencia o sacerdote.

 


Em breve outra matéria com mais rituais do casamento Indiano, longe da telinha!!


Casamento na Igreja



Uma cerimônia de casamento na Igreja Católica é conhecida por sua beleza e magnificência, aqueles que assistem a esta celebração podem lembrar por todas as suas vidas.

   

Não é admirar que, mesmo na era moderna, a cerimônia de casamento católico continua sendo tão popular aos noivos de todas as idades.
A cerimônia de casamento católico é considerada um dos sete Sacramentos, é um asssunto nobre para a Igreja Católica, cheia de profunda espiritualidade e rico simbolismo. Os rituais e leituras podem variar dependendo de cada igreja.

   

As mais esperados pelos noivos são: solenidade das promessas, benção das alianças, troca das alianças, união das mãos e a Oração para o Casal.

   

Uma cerimônia religiosa, sempre deve florescer no altar e na entrada. Pode também florescer nas aléas e pendurar pequenos ramos nas extremidades dos bancos, ligeiramente magistral que conferirá mais beleza ao cortejo.
Se outros casais casarem no mesmo dia, talvez seja  possível combinar a mesma decoração, e os últimos poderão recuperar as flores, com o acordo dos precedentes certamente.

   

Não esquecer efetivamente de escolher a  parte musical,  que deverá complementar cada parte da cerimônia.

Existem outros detalhes da cerimônia, mas como com qualquer tradição, as promessas faladas entre o casal de noivos são o coração, a alma e a essência da cerimônia do casamento católico.