Noivas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tipos de mangas para vestidos de noivas


Um vestido de casamento não é apenas a saia e o corpete. As mangas têm um papel importante no aspecto do vestido em geral, e elas têm mais impacto do que se poderia pensar inicialmente.
Você pensou em escolher o seu vestido de casamento, e lhe vem a pergunta: com ou sem mangas? Você acha que os vestidos com mangas são pouco elegantes? Ou, ao contrário, te parecem elegantíssimos, porém é o calor que te assusta? A escolha do tipo de manga depende muito do estilo do vestido e das tendências da moda, mas acima de tudo está a comodidade da noiva. 
Seja por motivos religiosos [modéstia e pudor, que exigem o recato da noiva]  ou seja por razões pessoais que seu vestido levará mangas, nós tornaremos isso mais fácil, para que faça a escolha mais adequada.
Há muitos tipos de mangas. Nós ensinaremos as mais comuns.
Mangas casquillo ou estilo japonesas: são mangas bem pequenas e arredondadas, que cobrem apenas os ombros e a parte superior do braço. Cairá bem se tiver braços muito finos [mas, para uma melhor modéstia, recomenda-se que as mangas sejam maiores e protejam mais os braços].
Mangas curtas: Este tipo de manga é um meio-termo entre os ombros e os cotovelos. É uma boa opção de quer cobrir os braços de alguma forma, [mas podendo providenciar você mesma o tamanho de suas mangas, pode fazer com que elas cheguem pelo menos até os cotovelos].
Mangas três-quartos: essas mangas chegam geralmente até os cotovelos, ou um pouco mais abaixo, na metade do caminho entre os cotovelos e os punhos. É um estilo clássico e elegante, ideal para um casamento formal ou no inverno.
Mangas farol: Rendoda e larga acima dos cotovelos, com muito franzido antes de se ajustar ao braço. Se você tem os braços muito largos antes dos cotovelos, não use essas mangas, pois eles parecerão maiores.
Mangas compridas [no desenho, "larga"]: As mangas chegarão até os pulsos e cobrirão todo o braço. Elas são ideais para um casamento elegante.
Mangas caídas: São mangas que chegam um pouco abaixo dos punhos. Podem ser feitas com material fino ou transparente, para não pesar o visual. São muito glamourosas.
Mangas tulipa: manga curta, cuja forma se assemelha à uma tulipa. Combina com todos os tipos de braços e assenta bem nos modelos mais simples. [Porém, para a modéstia, seria ideal que os braços estivessem mais cobertos.]
Mangas balão [no desenho, "globo"]: É uma manga inchada, com bastante volume em cima, que infla na parte superior dos braços, e se ajusta na parte inferior – dos cotovelos aos punhos. Se você tem os ombros ou o busto muito grande, não te favorece. Estas mangas chamam atenção.
Mangas Poeta: é uma manga comprida, larga desde os ombros aos pulsos, onde fecha em forma de cone. É um estilo encantador e romântico.
Mangas boca-de-sino [no desenho, "acampanada"]: É um desenho que favorece o vestido. Ela se ajusta dos ombros até os cotovelos, onde começa a se alargar até os pulsos. Você pode escolher o tamanho preferido: larga desde antes dos cotovelos, e sendo mais curta; [ou tradicional].

Vestido de Noiva: Aprenda a escolher o seu 2

Vestidos de Noiva - Como escolher:

Antes de tudo, é preciso decidir se você vai alugar, comprar ou mandar fazer o seu vestido de noiva. Pois, escolher o vestido de noiva é o momento mais sonhado. E não se trata de tarefa simples. São tantas as infinitas opções e variedades que as noivas chegam a ficar perdidas.
Não deixar o noivo avistar o vestido de noiva é um detalhe tão ou mais importante quanto escolher o modelo. Muitas vezes sonhamos em nos casar com um maravilhoso modelo de vestido de noiva, mas na hora de experimentá-lo pode-se mudar de opinião. Isto porque é muito importante dar valor as formas, ao tipo físico, além de sentir-se feliz e realizada com seu vestido de noiva.

E para fazer a escolha do vestido de noiva ideal, de forma que ele se harmonize com o físico de cada noiva, é essencial que seja feito com antecedência. E lembre-se: Você será o centro das atenções, e todo detalhe será importante, desde o buquê até os acessórios para o vestido de noiva.
Os sapatos, por exemplo, deverão ser confortáveis, pois a noiva deve ter em mente que ficará a cerimônia e a recepção inteirinha com eles. Porém, tudo deverá ficar de acordo com seu critério e estilo.
Como diria Ronaldo Esper, "adoramos festejar casamentos, mas antes de mais nada é preciso levar em conta se o orçamento e o estilo dos noivos combinam com a festa que eles têm na cabeça”. Por isso, planeje bem seu casamento para que tudo dê certo no grande dia. E aproveite nossas dicas para escolher o melhor modelo de vestido de noiva, de acordo com seu tipo físico:

Se você é do tipo mignon:
Para você parecer mais longelínea, prefira modelos de vestido de noiva sem mangas e fuja de tudo que seja pesado e volumoso. Opte por modelos de corpo justo, sem mangas e com cinturas altas. Pois, são detalhes que farão com que você pareça mais alta. Esqueça os curtos, golas e decotes muito fechados. Se for bastante magra opte por modelos de vestido de noiva que marquem a silhueta. Use sapatos altos e véu comprido para parecer mais alta.
As meias deverão ser do estilo suave e clássica, para não tirar atenção do seu vestido de noiva. Uma boa pedida para os sapatos são os modelos forrados e bordados com o mesmo tecido ou de pelica branca.

Se você é magra:
Usufrua o volume das saias e use vestido de noiva com uma cauda longa. Aplicações ou detalhes horizontais dão amplitude à silhueta, um vestido de noiva mais justo dará ótimo caimento. Abuse dos tecidos mais encorpados. Você também poderá usar bordados, drapeados, rendas e mangas bufantes.
Como as mulheres magras podem usar praticamente tudo, é possível ousar nas caudas e usar várias camadas de tule na parte inferior do vestido de noiva.
É possível também disfarçar os ombros estreitos com detalhes mais volumosos na parte superior de seu vestido de noiva. E na hora de escolher os sapatos considere a altura do noivo dando preferência para um modelo do tipo channel.

Se você é gordinha:
É preciso acentuar que você deve concentrar os detalhes no decote para que ele disfarce a cintura.
Evite tecidos volumosos, esvoaçantes e o tule. Você deve fugir dos vestidos de noiva de modelos largos, pois eles irão chamar a atenção para o que você deseja tanto esconder.
Está indicado também o uso de corpetes, cintura baixa em ponta, mangas secas e abuse dos decotes em "vê", pois eles ajudarão a diminuir o busto.
Caso você tenha os braços gordinhos ou muito busto, reduza o volume das mangas. Para os sapatos, escolha modelos forrados de pelica e considere também a altura do noivo.

Se você é alta:
Use decotes profundos, pois eles favorecem os ombros e o colo. Sinta-se à vontade para usar caudas longas, os tecidos mais volumosos e um modelo de vestido de noiva mais justo ao corpo.
Se você quiser, fica permitido o uso de um vestido de noiva mais curto na frente, e evite capas que saem dos ombros. Entretanto, os modelos de cintura marcada são os mais apropriados.
Quando for escolher os arranjos da cabeça, lembre-se da estatura de seu futuro marido. No seu caso indicamos o arranjo do tipo baixo.
E não se esqueça: Você deverá usar sapato de salto baixo e caso você escolha um vestido de noiva, cujo modelo seja mais curto na frente, esqueça as sandálias. Pois, mesmo no verão, os dedos dos pés aparecendo darão um péssimo efeito sob seu vestido de noiva.

Se você é alta e gordinha:
Prefira modelos retos e decotes discretos, pois eles darão a impressão de diminuir os ombros. Cubra os braços com mangas transparentes, lembrando que os detalhes em transparência dão a impressão de "menos volume".
Evite saias rodadas, vestidos de noiva volumosos. É melhor optar por tecidos mais leves como musselinas e crepes.
Considere o tamanho do salto do seu sapato ou sandália. O mais adequado é aquele que te ofereça uma boa postura e que você sinta-se à vontade durante o tempo em que durar a cerimônia e a recepção do casamento.

Se você é pequena e gordinha:
Nada de modelos justos, recortes e costuras apertando a cintura. Cuidado com vestido de noiva bordado, com rendas e as mangas bufantes. O vestido de tipo evasê cai muito bem para o seu tipo físico, os brilhos poderão ser usados, mas sem abusos. Uma saia longa com cauda discreta ajuda a disfarçar os quadris largos. Evite modelos de vestido de noiva aderentes ao corpo, prefira uma saia pouco volumosa e comprida.
Os modelos de vestido de noiva da linha clássica, sem muitos detalhes são os mais apropriados. O estilo do sapato vai depender do modelo do seu vestido de noiva. Caso você opte por um modelo mais formal, seus sapatos deverão ser forrados. Prefira salto alto e do estilo channel.

Vestido de Noiva: Aprenda a escolher o seu


VESTIDO DE NOIVA: APRENDA A ESCOLHER O SEU

Estilistas ensinam como combinar a roupa com o horário do casamento e tipo físico da noiva
A noiva é a grande estrela do casamento e uma das escolhas mais importantes antes de subir ao altar é o vestido. Todos os olhares estarão sobre ele e por isso a cor, o modelo, o tecido, os acessórios, o valor que se está disposta a pagar, a personalidade, o gosto pessoal e o tipo físico da noiva, o horário, estilo e o tamanho do local da cerimônia e até a estação do ano devem ser levados em consideração na hora da decisão.
“A nossa grande preocupação é sempre orientar as noivas, para que o vestido combine com a cerimônia, valorizando sua personalidade e seu estilo próprio. As noivas investem mais em praticidade, em vestidos cleans”, contou o estilista da Feira da Noiva, Nicolas Andrade.
Em mais de 10 anos trabalhando com as noivas, o estilista contou que a preferência é por vestidos mais práticos e confortáveis.
Os vestidos de noiva podem ser confeccionados com vários tipos de tecido, como cetim, zibeline, clear, muceline, crepe, crepe de seda, seda e organza.
“O mais importante é saber escolher a cor. Não é porque voltou a usar branco que qualquer noiva vai ficar bem com essa cor. Há quem fique melhor com champagne ou pérola. Depois vem a questão do estilo da mulher, pois, o vestido não pode ser diferente da sua personalidade”, analisou a consultora de imagem Sabina Donadelli, lembrando que tecidos foscos e a folga de um dedo em volta da silhueta emagrecem.
Para casamentos diurnos, os estilistas não aconselham a usar muito brilho, transparência e nem detalhes em dourado ou prateado. Quem for casar à noite pode abusar mais, mas sem exagerar, pois, o vestido não pode aparecer mais do que a noiva.
Andrade explicou que os casamentos em local aberto exigem vestidos confortáveis e práticos, enquanto os casamentos na praia pedem modelos inovadores.

VALORIZE SUAS QUALIDADES

O trabalho do estilista é avaliar todos os detalhes, para criar o vestido perfeito e uma combinação equilibrada ao visual.
Segundo Sabina, para enquadrar o vestido ao estilo da noiva, seja despojada, romântica, moderna, sensual, tradicional, glamourosa ou neo-hippie, é preciso avaliar os detalhes do vestido, no tecido, no corte, no acabamento e nos acessórios que serão usados.
“O princípio do vestido é valorizar o que é mais bonito, disfarçando as imperfeições da noiva. Se a moça tem um colo bonito, então pode usar um decote para valorizá-lo, com bordados concentrados mais nessa parte”, ensinou Nicolas Andrade.
Se a noiva tem o quadril largo, o truque do estilista é desviar a atenção e usar bastante bordado na parte de cima do vestido. Já para noivas acima do peso, ele indicou o uso de um vestido que tenha corte na cintura, com um leve “evasê”, para alongar a silhueta.
Andrade alertou: cuidado com o uso das jóias, elas não devem ter brilho. Para compor o visual de vestidos com bordados e brilhos, a noiva deve optar apenas por um brinco delicado e dispensar o colar. Outros acessórios como anel, relógio, pulseira e bolsa não devem ser usados.

O VÉU

Vestidos tradicionais e noivas mais baixas pedem um véu até a cintura, com corte em cascata, que alonga a silhueta. “A noiva deve usar itens que favorecem sua altura”, explicou Andrade.
Para as noivas mais altas, o estilista indicou véu longo, com duas camadas no mesmo comprimento. O véu deve passar da calda e pode ter acabamentos em filete de cetim.
Ainda segundo ele, as noivas que gostam de renda e vidrilho, podem aproveitar o mesmo bordado do vestido no véu, com o cuidado de equilibrar os acessórios e o uso do tule, que pode ser francês ou em algodão.

LUVAS

A principal função da luva é dar um toque de glamour. Para vestidos tomara-que-caia, Andrade aconselhou usar a luva de 7/8. Se o vestido tiver manga curta, o ideal é o uso da luva mais curta.
As luvas transparentes com renda são indicadas por ele para casamentos diurnos em locais abertos. O profissional aproveitou para dar uma dica preciosa às noivas: nunca usar luvas que deixam os dedos de fora, pois são deselegantes.
“A noiva deve entrar na cerimônia usando as luvas, retirá-las com elegância na hora de colocar as alianças e sair sem elas. Aconselho o uso de um bracelete na festa, pois ele dá um charme à roupa”, indicou Andrade.

BUQUÊ E TERÇO

O uso do terço é aconselhável junto com buquês compostos por flores de uma única cor, para não carregar o visual. “O ideal é a noiva optar por carregar somente o buquê ou somente o terço, mas, se ela quiser levar os dois juntos, que escolha um arranjo clean, menor e mais redondo”, alertou Andrade.
Para casamentos noturnos, o estilista indicou a rosa colombiana e orquídeas. Para casamentos diurnos, flores do campo, copo-de-leite ou lírios.
Segundo ele, o buquê deve sempre ser feito de flores naturais, em cores delicadas e suaves.

Compra, aluguel e primeiro aluguel

Decidir comprar ou alugar o vestido é um dos primeiros itens que serão avaliados pela noiva. A escolha pode ser baseada no orçamento reservado para essa finalidade e no bom senso.
O primeiro aluguel do vestido de noiva é a opção mais escolhida, segundo as lojas de vestido de festa. As noivas compram os vestidos que já estão prontos na loja ou o estilista desenha um modelo personalizado. “Comprar o vestido de noiva sai mais caro, porém, a noiva poderá guardá-lo para sempre de recordação. O que ela precisa ter em mente é que não se deve reformá-lo e muito menos usá-lo em outra ocasião”, falou a estilista Mariana Albuquerque.
Mariana explicou que o aluguel do vestido é uma opção mais barata, onde a noiva pode escolher o modelo que mais gostar na loja e devolver depois.
“Optar pelo primeiro aluguel também é uma boa, pois, o vestido é confeccionado ao gosto da noiva, só que depois do casamento ele é devolvido à loja, para ser alugado e usado por outras noivas. Sai mais barato do que comprar a roupa e a cliente se livra da responsabilidade de encontrar um lugar para guardar o vestido sem estragar”, comparou a estilista.

TIPOS FÍSICO DE CADA NOIVA

Altas
Não há muitas restrições, abuse nos detalhes, enfeites, bordados e babados.
Baixas
Procure um modelo que alongue o corpo, como um vestido não muito volumoso.
Magras
Cuidado para não exagerar no decote e na exposição dos ombros, pois, criará uma imagem não muito agradável.
Gordinhas
Procurem modelos que criem a sensação de “acinturado” e com decotes um pouco mais generosos, sem abusar de mais. Se o colo for bonito, aproveite.
Pouco busto
Não exagere nos decotes e se o modelo permitir, uma sustentação com enchimento na área dos seios é recomendada.

SUGESTÕES DAS ESTILISTAS PARA CADA HORÁRIO

Casamento durante a manhã
Não use vestidos pesados, bordados de mais e com muito brilho. Use tecidos leves fluídos, sem detalhes exagerados.
Casamento à tarde
Pede um pouco mais de detalhe, mas o brilho ainda é questionável. Use vestidos um pouco mais rebuscados, com tecidos mais encorpados e algum brilho estratégico.
Casamento noturno
Pode tudo, mas cuidado para não se transformar em um personagem. Festeje com tudo o que tem direito, brocados, brilhos e bordados, mas sem exageros.

ESCOLHENDO O VESTIDO DE NOIVA

O VESTIDO DE NOIVA

No mercado existe uma grande variedade de modelos e estilos que você poderá escolher em revistas especializadas, lojas, feiras ou quem sabe pedir ao estilista que crie um especialmente para você.
Para a escolha do vestido deve-se levar em conta a idade, o estilo do casamento e o tipo físico da noiva, o horário e grau de formalidade da cerimônia, a estação do ano, e por aí vai...
Mas preste atenção no horário da cerimônia! Muitas vezes, é ele quem define parte do grau de formalidade do casamento, o que evidentemente está associado à roupa da noiva
Estas são apenas algumas dicas para ajudá-la na hora de fazer sua escolha, por isso, visite muitas lojas, experimente vários vestidos, veja muitas fotos e aproveite bem esta fase tão gostosa!
Se você pretende usar um vestido feito com um tecido mais nobre, tal como seda,cetim, renda, veludo ou musseline, o modelo deverá ser mais clean, para realçar a beleza do tecido.
Se for um tecido mais simples, você poderá usar um modelo mais trabalhado.
Se você escolheu casar-se

DE MANHÃ

Procure ser mais jovial que solene escolha um vestido delicado, de pique, lese ou organza. Prefira tons de branco, pérola, nuance pastel ou até mesmo uma cor mais forte. Na cabeça, véu curto com pequeno volume e arranjo de flores artificiais ou naturais.
Pode-se usar casquete, chapéu de abas ou capeline. O buquê, de flores naturais e discretos.

A TARDE

O vestido deve ser discreto e com cauda pequena. O véu curto pode chegar até a cintura. Escolha tecidos como shantung, seda, organza e tafetá. Não use brilhos. Na cabeça, grinalda de flores artificiais, pistilos de pérolas e pequenos ramos. O buquê, de flores naturais e que combinar melhor com o vestido.

A NOITE

O vestido deve ser longo e com cauda, feito de tecido precioso.
Para os detalhes, use rendas ou bordados suntuosos. O véu deve ser mais longo que a cauda. Na cabeça, uma tiara, coroa ou diadema. O buquê, de flores naturais pode ter formato redondo, de ramalhete ou cacho. O uso de chapéu é indicado apenas para cerimônias diurnas, de manhã ou à tarde e acompanha bem tanto vestidos quanto taillers, longos ou curtos. Um vestido simples é sempre mais elegante. Evite exagerar principalmente nos enfeites. Babados, pedrarias e bordados demais acabarão escondendo a sua beleza. Os brincos devem ser discretos e estar combinando com o vestido. Se ele for muito bordado no corpo, não use colar.
O véu pode ser de renda ou de tule, curtinho ou bem comprido ( de acordo com o seu gosto, modelo do vestido, horário da cerimônia e tamanho da igreja), com tiara ou grinalda à sua escolha.
A grinalda, tiara ou arranjo de cabeça deve acompanhar os tons do vestido, combinar com o desenho do seu rosto, com o tipo de penteado e com o modelo do vestido. Atenção: Tiaras brilhantes não combinam com casamentos diurnos! Neste caso prefira as de pérolas ou flores (naturais ou de tecido). Os sapatos devem ser de couro na tonalidade do vestido ou forrados com o mesmo tecido do vestido ou de seu detalhe. Dependendo do modelo do vestido e da estação do ano, você poderá usar uma sandália ao invés do sapato. Neste caso, o cuidado com os pés deve ser redobrado!
Use meias transparentes. Se tiver cabelo comprido, você poderá usá-lo preso. O cabelo solto é mais indicado para casamentos realizados pela manhã ou mais informais. Se optar por usar bijuteria, escolha um colarzinho de pérolas, se combinar com o seu vestido. Evite pulseiras, broches e anéis Em casamentos realizados à noite, dependendo do vestido escolhido, você poderá usar um colar com mais brilho. Você poderá também usar uma jóia de família, se esta tiver algum significado especial para você.

EXISTEM ALGUMAS OPÇÕES DE ALUGUEL

1º aluguel
O vestido será confeccionado ao seu gosto, no seu tamanho, do estilo e modelo que você escolher. Na relação custo - beneficio, ele sairá mais barato do que se você fosse comprá-lo, com a vantagem de não ter sido usado por ninguém antes.
Aluguel
Como em toda locação, há o inconveniente de que ele foi usado por outra pessoa, e talvez precise de alguns ajustes, porém ele custa menos do que um 1º aluguel, o mesmo acontece com o traje do noivo.
Compra
Há pessoas que preferem compra-lo para poder guardá-lo de recordação. Mas lembre-se que o vestido de noiva é um item caro e não espere que vá usá-lo reformado em outra ocasião.
Aqui seguem algumas dicas para você começar a pensar e escolher o vestido que mais se adapta a você:
As altas e magras pode usar praticamente tudo. O que lhe fica melhor são os decotes ombro a ombro ou gola tipo fichu, as saias amplas, franzidas ou pregueadas, com caudas longas. Tecidos como cetim, brocados, shantung e jacquard. Suas blusas podem ter detalhes de drapejados, bordados de pedrarias e aplicações, com cintura no lugar. Prefira sapatos baixos, proporcionais à altura do noivo. Abusem de saias armadas, caudas compridas, golas altas e decotes amplos.
Já as altas e fortes dê preferência a tecidos de bom caimento como crepes e musselines, evitando tecidos esvoaçantes. Escolha modelos de estilo império, estilo redingote de cetim ou gorgorão com caída suave. Prefira blusas com cintura baixa, com saia de amplitude moderada e cauda discreta. Para disfarçar o busto, use decotes princesas ou em V. Evitem modelos volumosos e estravagantes.
Para quem tem pouco quadril, realce-os com um leve franzido ou drapeado e opte por decotes em V ou quadrados.
Para noivas baixas e magras, evite vestidos volumosos, escolhendo modelos que tenham blusa bem ajustada no corpo e saia ampla com cauda discreta formada apenas pelo prolongamento da parte traseira da saia. Arranjo de cabeça sobre penteado alto e véu longo ajuda a alongar a silhueta. Escolha sapatos de salto alto e plataformas moderadas.
Para baixas e fofinhas, a linha evasê de estilo redingote vai bem para o seu tipo físico. Assim como modelos de cintura baixa e saia longa abrindo-se em cauda discreta, que disfarçam quadris largos. Escolha um vestido com recorte tipo princesa, evitando modelos com duas ou mais camadas de saia. Os recortes e as costuras não devem apertar a silhueta para evitar a formação de rugas. A roupa deve apenas tocar levemente a silhueta, disfarçando as gordurinhas. Evite modelos justos e muito colados ao corpo. A linha evasê disfarçam os quadris largos.

Organizar o casamento


Casal
A primeira coisa que se deve ter em mente é que casamento não é sinônimo de estresse. Casamento deve ser lembrando como o melhor dia da vida dos noivos e por isso tudo deve ser motivo para comemorar. Ninguém merece chegar no seu grande dia “acabada” e não aproveitar tudo aquilo que foi planejado com tanto carinho e dedicação. Além disso, os convidados também estão anciosos para participar de um momento tão especial na vida de um casal.Então por onde começar? Dizem que o ideal é começar um ano antes ou mais cedo. O importante é ser organizado e por isso pode-se começar os preparativos somente seis meses antes, é só focar nos preparativos.
Primeiro decida o estilo da cerimônia, o local, o dia e o horário. Se a cerimônia for no mesmo local da festa,  reserve um horário com o juiz de paz e o líder religioso que farão a cerimônia. Em seguida faça uma pré-lista dos convidados para determinar o número de convidados.
Seis meses antes é ideal convidar os padrinhos e avisar aos pais das damas de honra que foram escolhidas. Nessa época, o imprescindível e a escolha do vestido da noiva. Definir o cardápio com o buffet e o destino da viagem de lua-de-mel.
Cinco meses antes a noiva deve escolher a grinalda e discutir quem farão os serviços de foto e filmagem. Faça pesquisas, inclusive de uma gráfica para os convites.
Quatro meses antes já é hora da confecção dos convites e contratação da empresa que fará a decoração da igreja e da festa. Uma boa dica é escolher flores da época porque ficam mais baratas e mais fáceis de conseguir flores de boa qualidade. Aproveite também para definir que tipo e como será o buque da noiva e das damas de honra. O buque das damas devem combinar com a decoração o da noiva só deve combinar com o estilo da noiva. Fazer contatos com DJ’s, bandas e corais. Comece a preparar o enxoval e feche os contratos de serviços. Fale com os pais de pajens e damas para definir os trajes que serão usados.
Três meses antes os convites já devem estar prontos e entregues pela gráfica. Encaminhar os convites ao calígrafo para que sejam entregues aos convidados à tempo e sem erros.  Pode-se encomendar os doces para ganhar tempo e não precisar se preocupar lá na frente. A noiva deverá marcar o horário no salão para fazer o dia da noiva e deixar agendado o dia das provas de maquiagem e penteado, mais ou menos um mês antes.
Dois meses antes preparar a documentação, inclusive as das testemunhas. Pesquisar o aluguel do carro que levará a noiva. Pegar firme na distribuição dos convites, todos já deverão estar entregues até um mês antes do casamento. Contrate os seguranças para o local da festa. Fazer prova de comida com o buffet. Fazer as listas de casamento no mínimo em duas lojas para facilitar a vida dos convidados.
Um mês antes pode-se fazer o chá bar ou chá de panela ou cozinha se preferir. Fazer a lista do chá, que deverá acontecer uns quinze dias antes. Faça uma reunião com o DJ para decidir as músicas da cerimônia e da festa. Finalmente chegou a época de reunir tudo, confVeerir os contratos e serviços. Ir ao salão para fazer as provas.
Uma semana antes faça depilação e prepare um kit com alguns itens emergenciais como escova de cabelo, grampos, curativos, comprimidos para alguma indisposição até uma meia-calça. Se for separar os convidados na festa, mande o layout das mesas para o buffet.
Chegou o dia! É pra descansar… Comer coisas leves e curtir os serviços prestados pelo salão do dia da noiva. Tenha paciência para se arrumar e só pense em aproveitar todos os momentos do casório. Seja feliz!!!

O bouquet


Buquê
 Tanto quanto o véu e a grinalda, o buquê é mais um acessório essencial para uma noiva. Ele pode revelar personalidade, assim como a harmonia entre o visual da noiva e a decoração da festa. Deve ser pensado e feito com carinho, porém, ele não deverá cobrir o vestido e deve ser proporcional à altura e silhueta da noiva.
Só lembrando que as tendências da moda tornam mais fácil a escolha do tipo de buquê, permitindo que cada noiva crie seu próprio estilo.
Antes da escolha do tipo de buquê, será preciso decidir se será confeccionado com flores artificiais ou naturais.  Os arranjos artificiais são mais práticos e não quebram ou caem tão fácil. Porém, com um pouco de cuidado, as flores naturais são inigualáveis e compensam o esforço.
Os tipos de buquê mais usados pelas noivas são:
Redondo – O preferido das brasileiras, feitos com botões arranjados em formato redondo e indicado para as noivas mais baixas. Combina com decotes arredondados, mangas curtas ou três quartos. Deve ser evitado com vestidos franzidos na cintura ou calda.
Cascata – Por ser um modelo sofisticado, fica bem à noite. Também conhecido como cacho de uva porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho deste buquê fica em torno de 45cm e por isso é indicado para noivas mais altas. Combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.
Braçada – Este tipo de buquê é muito estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em uma versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. Usado em casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços. Também fica ótimo com um modelo pomposo, sexy e justo, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.
Atualmente existem noivas optando por uma flor só, próprio para um visual “clean” e para casamentos no campo ou na praia. A flor única deve possuir o cabo longo e para ficar mais sofisticado pode-se enrolar um belo laço. Deve ser usado com vestidos mais simples, sem alças e de tecidos leves.
Os profissionais responsáveis pela decoração do salão como os floristas e decoradores, podem orientar na escolha. Lembrando que o buquê não precisa combinar com a festa e sim com o estilo da noiva, mas essa decisão deve ser feita após a escolha do vestido e da decoração, e lembre-se de escolher junto os buques das damas de honra.

Decotes nos vestidos de noivas

Decotes
Um dos itens que deixa uma noiva de cabelo em pé é a escolha do vestido ideal. Alguns detalhes como tipo de tecido e o modelo que ajusta melhor ao corpo, a tendência da moda, conseguir um custo X benefício que se adeque ao orçamento, procurar pelas melhores marcas e designers,  os acessórios que combinem. Em especial o buquet (veja em outro post),  que deve revelar o estilo e o jeito de ser da noiva. Cada detalhe merece uma atenção especial para compor um visual harmonioso e que faça a noiva se sentir bem.

A procura deve começar meses antes, para não correr o risco de ficar sem opção na reta final. É preciso experimentar vários modelos e até adaptar alguns detalhes para ficar perfeito.
Para começar podemos nos basear pelo decote do vestido de casamento que é uma espécie de curinga para favorecer ou disfarçar algumas medidas fora do padrão. Aqui vão alguns dos modelos de decotes mais conhecidos e quais os tipos físicos que são favorecidos por eles:
Tomara-que-caia: Atualmente é o preferido das noivas. É o decote sem alças (Strapless), e por isso muito usado nos casamentos de verão. Seu corte é reto e deixa os ombros à mostra valorizando o colo. Deve ser usado com um sutiã bem estruturado, por mulheres de seios médios e costas largas. Já as noivas de seios pequenos e costas estreitas devem evitá-lo.
Decote V: Afina o corpo, emagrece e alonga o pescoço. Bom para as gordinhas e baixinhas que precisam alongar a silhueta. Deve ser descartado por noivas de seios muito grandes ou muito pequenos. 
Decote V profundo: Dirige o olhar no sentido vertical, alonga o pescoço e diminui o tamanho dos ombros. Deve ser usado por noivas magras de seios firmes e separados. Não deve ser usado por aquelas que possuem seios grandes.
Decote V nas costas: Perigoso porque não pode ser usado em todos os estilos de casamento, proibido para casamentos tradicionais. Chama a atenção para as costas e por isso disfarça bumbuns pequenos. Atentar para a lingerie certa e nada de marcas de sol, senão fica vulgar. Só as mais ousadas arriscam e jamais deve ser usado por noivas com o bumbum fora de forma.
Decote em U: Pode ter alças finas, grossas, mangas e até drapeado na frente, deixando a noiva mais sensual. Um toque a mais para este decote seria deixar as costas descobertas. É o decote que pode ser usado por todas as noivas.
Quadrado: Pode ter alças à altura dos ombros ou mangas, fazendo uma linha reta por cima do colo. Disfarça seios muito volumosos ou fora de forma, reduz os ombros, garante um visual discreto. As noivas muito magras não devem usá-lo para não sobrar tecidos nas laterais.
Assimétrico: É indicado para as noivas mais moderninhas porque brinca om as formas assimétricas e dá um toque original ao vestido. Devem apostar nesse modelo quem quiser um estilo diferente, mas que NÃO tenham ombros largos.
Bateau (Sabrina): Também conhecido como o decote Canoa porque segue a linha da clavícula, de ombro para ombro, ampliando o tamanho dos ombros. Por isso disfarça quadris largos, valoriza o pescoço e a nuca, equilibrando a silhueta. Podendo ser usado pelas noivas magras com seios pequenos e deve ser evitado por quem tem seios grandes.
Frente Única: Possuem alças que passam por trás do pescoço prendendo o vestido. Disfarça os seios fora de forma, como também valoriza quem tem seios bonitos, pois a atenção é voltada para o centro. Também quem tem e deseja mostrar as costas bonitas. As noivas mais altas podem abusar deste tipo de decote, ao contrário das que tem ombros estreitos.
Meia Taça: Também conhecido como coração, pois lembra a parte de cima de um coração, podendo ser no estilo de um tomara-que-caia com alças. As que podem usar são as noivas de seios redondos e bem colocados e as noivas de seios pequenos e flácidos não devem usar este decote.
Jóia: É o decote Careca, redondo igual o de camisetas. Fica ajustado ao colo, por isso é ideal para as magras com seios pequenos. Já as noivas de seios pronunciados não devem usar.
Com fenda: Detalhe que valoriza o busto e acentua os ombros. Indicado para noivas de seios grandes e desaconselhado para as de seios pequenos e ombros estreitos.
Ombro a Ombro: Segue a linha da clavícula, deixando o colo e os ombros à mostra com mangas que cobrem uma parte dos braços. Boa opção para a maioria das mulheres, exceto as de ombros largos ou braços grossos.
Retrato: Emoldura os ombros deixando a base do pescoço descoberta. Com efeito transpassado no tecido que vai de um ombro ao outro, é ideal para ombros bem colocados e clavícula reta, mas NÃO é indicado paras as noivas muito magras.
Cigano: Para as mulheres de seios pequenos, este decote traz volume no franzido do tecido, valorizando também ombros e costas. Indicado para visuais mais casuais e casamentos informais, portanto, não é aconselhável para os casórios tradicionais e para noivas com muito busto.
Cisne: Sem decote, é uma gola ajustada ao pescoço. Comum em vestidos com mangas compridas e rendadas, mas também pode ser visto em vestidos com mangas curtas ou até mesmo sem mangas. Fica perfeito em noivas com pescoço estreito e comprido e deve ser evitado por aquelas de pescoço curto e redondo porque pode parecer que está sufocando.