Noivas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cuidados na Hora de Contratar Serviços de Casamento - Parte 1


Noiva, preparar um casamento exige várias providências e algumas prestadoras de serviços não cumprem o que prometem. Veja os cuidados que deve tomar antes de contratar um serviço para seu casamento.
Preparar um casamento exige várias providências e algumas prestadoras de serviços não cumprem o que prometem.
O nosso Blog como um veículo de comunicação não tem condições de avaliar o serviço de todas as empresas anunciadas no Guia de Serviços do nosso site, porém tem o dever de alertar os noivos dos cuidados que deve tomar antes de contratar um serviço para seu casamento.
Por isso, nesta matéria iremos abordar quais são os melhores caminhos para o início da vida a dois, de acordo com a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
A princípio falaremos dos cuidados em relação a cerimônia civil e religiosa.

Igreja, Templos, Sinagogas e Centros Religiosos.

O local religioso pode oferecer, mas não obrigar, um pacote de serviços que inclua decoração, música, bufê, foto e vídeo. Porém, o protocolo do local escolhido (regulamento) deve ser seguido. Alguns estabelecimentos impõem certas limitações com relação à decoração, horários e repertório musical e, por vezes, chegam a indicar empresas especializadas. Por isso, é muito importante conhecer primeiro quais são as normas para depois contratar o tipo de serviço. Na existência de um "pacote" é importante verificar o que está incluso e avaliar se é mais vantajoso do que contratar tudo separadamente. Vale lembrar que as igrejas, templos ou sinagogas celebram mais de um casamento por dia. Muitas vezes a escolha dos itens da oferecidos pelo centro religioso afetam todos os casais. Portanto é sempre bom conhecer e consultar os outros noivos da data para que a cerimônia seja do agrado de todos. É aconselhável assinar um documento discriminando tudo o que for combinado.

Cartório

Para o casamento civil, os noivos devem procurar um cartório de registros e verificar os valores cobrados e procedimentos necessários. Segundo a tabela da Arpen (Associação dos Registradores das Pessoas Naturais), muitos cartórios oferecem a opção de enviar um juiz de paz para celebrar o casamento civil fora do cartório (na igreja, em casa, no salão, etc.).
Na capital de São Paulo as taxas cobradas são fixadas pelo Governo Estadual, com correção anual. O cartório deve ter uma tabela de emolumentos afixada em suas dependências.
Pelo Novo Código Civil (artigo 1512), que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, o casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas não sabem que têm esse direito



Nenhum comentário:

Postar um comentário