Noivas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cuidados na Hora de Contratar Serviços de Casamento - Parte 2


Na primeira parte desta matéria falamos sobre a cerimônia religiosa e civil. Hoje o alerta é sobre a contratação dos serviços para a realização do grande sonho de toda noiva, que é o casamento.
Na primeira parte desta matéria falamos sobre a cerimônia religiosa e civil. Hoje o alerta é sobre a contratação dos serviços para a realização do grande sonho de toda noiva, que é o casamento.

Gráfica / Convites

A contratação dos serviços de gráfica para confecção dos convites deve ser precedida por uma pesquisa que avalie preços, condições de pagamento e qualidade. As gráficas possuem um catálogo no qual estão afixados modelos de convites. Com ele é possível ter idéia de tamanho, conteúdo informativo, tipo de letra e papel, cor, envelope, etc.
É recomendável que este serviço seja contratado com uma boa antecedência (consulte nossa agenda) em relação à data do evento pois, se ocorrerem problemas, ainda haverá tempo para acertos.
Após definir todos os detalhes, peça um orçamento discriminando preço, condições de pagamento, padronagem, cor, modelo, quantidade, data de entrega, assim como, identificação das partes envolvidas. Procure vincular o pagamento a entrega do material, se não for possível, ofereça apenas um sinal de entrada.
Na entrega dos convites prontos verifique se esta tudo conforme o combinado. Em caso negativo o consumidor tem direito a reexecução do serviço, a restituição da quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço.

Festa

Antes de contratar os serviços de bufê, é conveniente buscar referências, vistoriar os salões, pedir provas do cardápio e, se possível, participar de algum evento. Se fechar algum pacote que inclua, além dos serviços básicos de alimentação e decoração, algum tipo de bebida, segurança e/ou estacionamento, lembre-se de mencionar isso no orçamento e em caso de fechamento, no contrato.
Depois de fechar o número de convidados, deve-se solicitar às empresas um orçamento com a quantidade e os preços de cada item, assim como as formas de pagamento. Com este documento é possível comparar os preços para uma escolha dentro de seu orçamento.
Se couber à empresa cuidar das lembrancinhas, é importante que o consumidor solicite com antecedência uma amostra da que será entregue, não esquecendo de verificar o texto do cartão.
Ao concretizar o acordo do serviço, tudo o que for tratado verbalmente deverá estar discriminado minuciosamente em contrato: quantidade e tipo e alimentos e bebidas; tipo e cores da decoração; tipo de flores e número de arranjos; local, data, horário de início e término da festa; repertório musical; vídeo, quantidade e tamanho de fotos e data de entrega das mesmas; quanto será cobrado por cada convidado extra; qual o destino dos alimentos não consumidos; se há prazo para ampliação ou redução dos serviços contratados; condições para rescisão de contrato por qualquer uma das partes; valor e condições de pagamento, etc. Verifique, ainda, quando o salão não for do bufê, por conta de quem ficará a limpeza do local e se há estacionamento fácil com serviço de manobrista.
Se algo fugir do que foi contratado, é muito importante que se especifique na hora da festa, por escrito, o tipo de problema ocorrido. O documento deve conter as assinaturas do responsável pela empresa e do consumidor.

Foto e Vídeo

. O casal deve verificar e definir com clareza e por escrito os seguintes pontos: . se o álbum está incluso e descrição de material do mesmo;
. se existe um número mínimo de fotos caso as outras não agradem;
. se existe número máximo de fotos no pacote e quanto custa cada foto individual a mais; qual o tempo de filmagem;
. critérios para cancelamento do contrato;
. valor e formas de pagamento e data de entrega do material.

Músicas

Você pode pegar indicações do centro religioso, consultar nosso Guia de Serviços e indicações com amigos e familiares que já tenham usado estes serviços. Não deixe de certificar-se com a igreja a existência ou não de restrições sobre este profissional e de seu repertório.
Normalmente pessoas que prestam este tipo de serviço possuem um caderno relacionando várias músicas e um estúdio com aparelhagem própria para apresentar trechos das mesmas para os interessados. Desta forma, os noivos podem montar o repertório para a cerimônia religiosa e/ou festa, se for o caso. Deve estar definido, por escrito, a ordem em que as músicas serão executadas, o tipo de música, valor e formas de pagamento.

Decoração do Centro Religioso

A escolha da decoração, respeitando as devidas restrições impostas pelo local, deverá ser acertada entre os casais do dia. O que e com quem for combinado deverá estar discriminado, por escrito, em contrato.

Dia da Noiva

Estes serviços são prestados por empresas especializadas, por lojas que comercializam vestidos de noivas, por centros de estéticas ou mesmo por salões de beleza.
É necessário fazer uma pesquisa avaliando preço, serviços oferecidos e qualidade. Tudo o que for acertado verbalmente deverá estar registrado em contrato: cabelo, unhas, maquiagem, depilação, massagem; dia e hora de chegada e saída; se a noiva será vestida e sair direto deste local para a cerimônia; valor e condições de pagamento.

Transporte


Ao alugar um veículo para transportar a noiva até a cerimonia é necessário definir: modelo, cor, motorista e alguma outra condição especial; local onde buscar a noiva e se vai aguardar para leva-la para outro lugar; período de locação e, se este tempo for ultrapassado quanto será cobrado pelo excedente; valor e condições de pagamento. Tudo deve ser registrado em contrato, assinado por ambas as partes.
Na terceira e última parte da matéria você vai saber os cuidados que deve tomar antes de alugar ou comprar seu vestido de noiva e os direitos do consumidor. 

2 comentários:

  1. Boa noite, gostaria de saber se podemos utilizar o seu artigo, parte 1 e 2, em nosso site www.baobabuffet.com.br

    ResponderExcluir