Noivas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Casamento Católico

Os Católicos sendo ou não praticantes podem se casar na Igreja de acordo com o ritual Católico.
Porém, o padre tem o poder de recusar a celebração de um casamento caso tenha razões para acreditar que os noivos não acreditem nos ideiais católicos.
A cerimônia católica é, atualmente, dominante no Brasil.
No catolicismo considera-se  o casamento um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus.


Embora seja previsto que ele se realize somente em igrejas, é possível obter permissão da Cúria para que o casamento ocorra em qualquer outro local de acordo com a escolha dos noivos.
A cerimônia pode incluir uma missa completa ou ser uma breve celebração. Ela geralmente é formal e tem diversos rituais, como, por exemplo, a ordem de entrada na igreja ou local onde será realizada a celebração.
Durante a cerimônia, o padre solicita bastante a participação do casal, criando vários momentos para fotos.
O ritual católico começa com um cortejo dirigindo-se lentamente para o altar, onde os participantes dividem-se em dois grupos: o da família da noiva e o do noivo.
A cerimônia católica têm, mesmo quando acompanhada de uma missa completa com comunhão ou não dos noivos e convidados, o seu ponto alto na colocação das alianças por cada noivo em seu par, momento que significa a troca de todas as promessas da vida nova em comum, na saúde e na riqueza ou em todos os momentos futuros do casal.
As alianças são trazidas em geral por uma daminha ou por um padrinho ou madrinha.


Realizado o casamento, o padre irá enviar um comunicado do casamento à Conservatória do Registo Civil, que fica junto à certidão de nascimento dos noivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário