Noivas

sábado, 25 de setembro de 2010

Cerimônia Budista

Os convidados para um casamento budista são recebidos e saudados com vários cânticos, tal como o noivo enquanto espera pela noiva.
Resumo: 
Quando ela chega, é recebida por um leitor que a leva até ao noivo. Os noivos ajoelham-se diante de um móvel que contém o pergaminho sagrado.
Depois o casal bebe de três taças com tamanhos diferentes, o que simboliza a forma como as suas vidas crescerão dentro do casamento.
Poderá haver uma troca de alianças, seguindo-se um sermão do leitor. A cerimônia termina com aplausos e congratulações aos noivos.

Cerimônia com detalhes:
Para os budistas o ritual o casamento não é considerado um dever religioso é uma opção pessoal.
Depois das formalidades do registro civil, os noivos recebem uma bênção dos monges no templo local.

Embora os monges budistas não oficializem a cerimónia legalmente, eles fazem um serviço religioso, para abençoar os noivos. Do ponto de vista budista, o casamento nem é sagrado nem não-sagrado.

O ritual do casamento
O ato de casar normalmente é feito escolhendo-se a noiva secretamente, isso poderá ser feito pelos pais ou pelo próprio noivo. Quando um rapaz encontra a moça ideal, envia um amigo da família à casa da moça, o amigo usualmente leva uma garrafa de vinho e um lenço de seda branco, seu papel é ver se a família da noiva se mostra receptiva à proposta de casamento. Quando a família da moça concorda, as duas famílias devem reunir-se, nesta reunião os membros das duas famílias marcam uma reunião para que o noivado aconteça. A tradição impõe que o rapaz ofereça um presente à moça, alguma coisa de valor elevado e dentro das possibilidades da familia do noivo.

Trajes
A família decide a cor dos trajes da noiva e do noivo, nunca escolhendo a cor preta.Cores quentes como o vermelho ou o dourado são as cores preferidas para esta ocasião.
A noiva budista usa um vestido bordado chamado, o tradicional bhaku. O vestido lembra um sarong comprido. A noiva usa o vestido com uma blusa sem mangas, complementado com um casaco especial, um lenço e alguma bijutaria feita de pedras preciosas e semipreciosas, como as pérolas. A noiva usa também sapatos especiais feitos para o casamento.
O noivo budista também usa um bhaku, só que com mangas. O bhaku tem um comprimento até aos tornozelos, o traje bordado é usado com um colete chamado lajha. O noivo usa também uma capa bordada e uma faixa à volta da cintura.

Antes do casamento
A cerimónia chamada Nangchang, é a cerimónia onde o compromisso formal acontece, é presidida por um lama ou um rimpoche. Os tios maternais dos dois lados desempenham um papel importante nas negociações do casamento, do lado do noivo a mãe e os semelhantes representam os papéis importantes, no caso da noiva, toda a família e amigos participam na ocasião. Os convidados trazem a típica bebida Tsang e vários tipos de carnes para a casa da noiva, eles oferecem arroz e galinha especialmente à mãe da noiva, isto significa um reconhecimento pelo fato da mãe ter amamentado a filha. depois as famílias se reunirão de novo para marcarem a data do casamento, e o dia da partida da noiva de casa de sua mãe é decidido.

Ritual do casamento budista
Em frente a um altar do deus Buda, todo decorado com flores e velas, os noivos, as famílias e os convidados se  juntam.
O noivo, a noiva e os convidados recitarão o Tisarana, Pancasila e o Vandana quer em Pali, ou em outra língua.
Solicita-se aos noivos que acendam as velas e os incensos. Continuamente os noivos oferecem flores à imagem de Buddha.

Depois disto, o noivo e a noiva deverão recitar à vez, os votos que são prescritos para cada um deles.

Votos do noivo: "Em frente à minha mulher que acolho, aceito ama-la e respeitá-la, ser amável, ser fiel, delegar as tarefas domésticas e providenciar presentes para a satisfazer”.
Votos da noiva: “Em frente ao meu marido que acolho, aceito realizar as tarefas domésticas eficazmente, ser hospitaleira paracom os seus parentes e amigos, ser fiel, proteger os nossos ganhos, efectuar as minhas responsabilidades com amor e conscienciosamente”.
No fim da cerimónia, só os pais ou os semelhantes citarão o Mangala Sutta e o Jayamangala Gatha oferecendo a sua bênção aos noivos.

Celebração do casamento
Musica e dança fazem sempre parte de um casamento, num casamento budista não é diferente, as danças tradicionais são celebradas. As mulheres têm as suas próprias danças e os homens dançam versões muito mais monásticas.

Menu
O banquete de casamento inclui pratos de carne de vaca e de porco, arroz também é habitual, os budistas utilizam a cozinha oriental, em geral seus pratos são geralmente assados ou cozidos.
Os banquetes budistas têm entradas e doces típicos do norte da Índia e pratos budistas como a sopa Nettle feita de orquídeas e queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário