Noivas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Casamento Chinês

Para as famílias chinesas, manter as tradições faz parte do cerimonial do casamento.


Começando com as cores que compõe o traje dos noivos, vermelho (hong se), representando a alegria e sorte, e o dourado (jin se) representando a riqueza.


 
O ritual do dia se inicia com a visita do noivo à casa da noiva. Ele chega de fraque ou terno, em carro enfeitado com fitas nas cores vermelha e dourada, geralmente chega acompanhado por familiares e amigos.



 
Já a noiva serve em sua casa chá e sopa com bolinhos doces de arroz (tang yuan) aos convidados, que segundo a tradição chinesa simboliza vida tranqüila e harmoniosa.
Depois do chá, os noivos fazem um ritual de reverência aos antepassados e pedem a bênção dos pais pelo casamento.
Saindo da casa de seus pais, a noiva é conduzida até o carro cuidadosamente coberta por um guarda-sol (yang san), pois, segundo a tradição chinesa, a noiva não deve sair com a cabeça descoberta e  não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local da cerimónia; portanto a noiva deverá ser carregada ao colo até ao carro.


Se for aberto um guarda-chuva vermelho sobre ela nesta altura, este gesto trará boa-sorte e fertilidade à noiva.

A cerimônia
A noiva e o noivo são conduzidos ao altar da família, onde prestam homenagem ao Céu e Terra, aos familiares passados e ao deus Tsao-Chün.
É servido chá com duas sementes de lótus aos pais do noivo, em seguida a noiva e o noivo fazem uma vénia um ao outro. Isto completa a cerimónia de casamento chinesa, exceto em algumas religiões onde ambos bebem vinho pelo mesmo copo, e comem açúcar moldado em forma de um galo.

A recepção

A recepção é considerada a parte mais importante num casamento chinês. Na recepção é proferido um discurso feito por um especialista contratado para a ocasião.
O discurso é seguido pelo cortar do bolo de casamento. O tradicional bolo de casamento é gigantesco, feito com muitas camadas. As camadas simbolizam uma escada que o casal subirá até ao sucesso; por isso os casais cortam o bolo de baixo para cima.
O cortar do bolo é o único evento da recepção.
Outro símbolo indispensável do tradicional casamento chinês é o envelope vermelho (hong bao), onde é colocado dinheiro, uma opção de presentear os noivos.

Outra curiosidade que envolve a noiva chinesa é que ela pode trocar de vestido por até três vezes.
O primeiro é o clássico branco.



Em seguida, ela veste um traje tradicional chamado qi pao, e, por fim, ela pode optar entre um vestido de festa ou encerrar a noite de branco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário